top of page

Templario Wicca
Altar Wicca, Como Montar ?
O altar de uma bruxa deve tradicionalmente ficar ao norte. Uma vela preta deve ser colocada a oeste para simbolizar a deusa e uma branca para o deus. Não se assuste em relação à vela preta.Na bruxuraria, a cor preta não possui um significado negativo como estamos acostumados a associar devido à nossa cultura.O preto para as bruxas é uma cor poderosa, pois acredita-se que capta as demais energias. Por isso, elas utilizam vestes negras: com esta cor elas se tornam mais poderosas. Mas se ainda assim o preto incomodar você, deixe-o fora de seu altar. Substitua a velas por imagens dos deuses. Ou então, coloque um castiçal com a lua e uma vela vermelha ou rosa para a deusa, e outra com sol e uma vela azul para o deus, simbolizando os aspectos feminino e masculino. Vamos ver melhor os outros objetos do altar:
Cálice
Representa o útero da grande mãe. É utilizado para consagrar e beber o vinho ( ou água ) durante os rituais. O cálice pode ser feito de vários materiais como o cristal, latão ou prata.
Punhal ou Athame
Tradicionalmente é feito de prata e possui o cabo preto. É um instrumento direcionador de energias durante os rituais e encantamentos. Não é utilizado para cortar nada, apenas como simbolo ritualistico.É com o punhal que se traça o círculo para abrir um ritual.
Pentagrama
É uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo, usado para proteção. Pode ser feito de qualquer metal, ou mesmo desenhado e colado em uma cartolina. Representa os cinco elementos: água, fogo, terra, ar e espírito ( Éter ).
Caldeirão
Assim como o cálice, o caldeirão representa o útero da Grande Mãe. É nele que se preparam os feitiços, as poções e que se acende o fogo para os rituais ( quando não é possível acender uma fogueira ). De preferência deve ser de ferro, mas também pode ser de barro ou cerâmica. Deve-se evitar os feitos de material sintético, como plástico, teflon ou alumínio. O caldeirão pode ser de qualquer tamanho, mas é melhor que caiba no mínimo um litro de água.
Varinha
Possui o mesmo significado que o punhal e muitos preferem utilizá-la em seu lugar para abrir o ritual. A varinha nada mais é que um pedaço de galho de uma árvore. Tradicionalmente é feita de uma árvore sagrada, como o carvalho, a macieira ou aveleira. Mas não se preocupe muito com isso, pois o mais importante é que seja um pedaço de uma árvore que seja especial para você. Assim, escolha uma de que goste e peça permissão a ela para cortar um pedaço pequeno.Se preferir, você também pode comprar uma varinha feita por outra bruxa. Existem algumas muito bonitas com cristais na ponta, que já estão encantadas e prontas para o uso. Use a sua intuição saber qual você deve usar.
Incensório
Pode ser de qualquer material e possuir qualquer formato, o importante é que permita que o incenso queime até o fim sem apagar. Simboliza o elemento ar.
Cristais
Possuem o poder de purificar o ambiente e armazenar energias positivas e criativas, sendo muito benéficos nos rituais. Não é necessário possuir muitos, um ou dois já estão bons.
Algumas pessoas tambem utilizam representações para os quatro elementos em seu altar. Você pode pôr uma pena ou incenso para o elemento ar( leste ); uma planta, um pouco de terra ou mesmo um cristal para o elemento terra ( norte ); uma vela ou representação de dragão para o fogo ( Sul ); e água para o elemento água ( oeste ).
Existem outros objetos importantes para os rituais dentro da magia, mas são objetos que nem sempre ficam bem em um altar, como a vassoura, a túnica ( vestes ulizadas durante os rituais ) e o livro das sombras ou Grimório ( onde a bruxa anota seus feitiços e, se estes foram ou não bem sucedidos ).
Abaixo tem alguns modelos de altar:



bottom of page